sábado, 20 de agosto de 2011

# ESCOLA, POSTURA E PRÁTICA DIANTE DESSE NOVO DESAFIO.

 UNIDADE 1


Vive-se hoje na era da informação e comunicação global. Pois uma pessoa pode se comunicar com outra pessoa em tempo real através de email, facebook, orkut, estando em qualquer parte do globo terrestre. Estas pessoas podem se comunicar, estudar, se conhecer, realizar compras e fazer pagamentos, interagir, trocar experiências, fazer amizades, trabalhar em conjunto, ou até mesmo planejar coisas que não deveriam, etc. Portanto a Escola, mesmo de forma lenta, tem se colocada a favor desse novo panorama que a informação e a comunicação tem se apresentado em nossa sociedade. E as escolas por sua vez vem procurando através dos programas voltados para TICs na educação capacitar e preparar os seus educadores para essas novas demandas. Percebe-se que muitas Escolas e professores já fazem uso de instrumentos tecnológicos que já estão disponíveis nas instituições de ensino e trabalho. Como também é comum encontrar nas Escolas públicas laboratórios de informática, projetor multimídia, internet para uso dos profissionais da Educação e alunos. E isso tem permitido que os alunos, principalmente os de baixa renda, possam ter acesso a essas tecnologias. É importante ressaltar que na Era da informação e comunicação global rompe-se com o isolamento entre quatro paredes e em horários fixos das aulas. Está cada vez mais frequente os cursos semi presenciais ou à distância. Através desse novo panorama da era da informação se faz necessário que o professor esteja sempre inovando, aperfeiçoando-se e antenado com o mundo que o cerca no decorrer do dia-a-dia. A tecnologia, a internet e as redes sociais são ferramentas essências para o bom desenvolvimento da sua prática profissional, como também é a resposta para muitas dúvidas, uma vez que a evolução constante e frenética dessas ferramentas digitais de comunicação abre um novo mercado de trabalho e, consequentemente novas oportunidades. E é claro que ninguém quer ser substituído por outro, uma vez que é notável a necessidade em qualquer empresa seguir a rota da inovação e apostando em bons profissionais. Sendo assim me sinto na obrigação de estar sempre me aperfeiçoando e buscando algo a mais para o meu crescimento pessoal e profissional.





BIBLIOGRAFIA:Tecnologias da Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC: guia do cursista/ Alberto José da Costa Tornaghi ,Maria Elisabette Brisola Brito Prado, Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida. - Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação a distancia. 2ª ed. 2010.

TICS 01 – CURSISTAS: REVELUCIA E ZENILDA (CURSO 100 HORAS)













Nenhum comentário:

Postar um comentário