sábado, 20 de agosto de 2011

ESCOLA DIANTE DESTE NOVO PANORAMA DA SOCIEDADE NA ULTIMA DÉCADA.

TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC - UNIDADE 1
# ESCOLA DIANTE DESTE NOVO PANORAMA DA SOCIEDADE NA ULTIMA DÉCADA.
# O QUE MUDOU NA ESCOLA PARA ATENDER AS NOVAS DEMANDAS.
# POSTURA E PRÁTICA DIANTE DESSE NOVO DESAFIO.
# POSTURA DIANTE DA NECESSIDADE DE APRENDER AO LONGO DA VIDA E DAS NOVAS FORMAS DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO.
Vive-se hoje na era da informação e comunicação global. Pois uma pessoa pode se comunicar com outra pessoa em tempo real, estando em qualquer parte do globo terrestre. Estas pessoas podem se comunicar, interagir, trocar experiências, fazer amizades, trabalhar em conjunto, ou até mesmo planejar coisas que não deveriam, etc. Portanto a Escola, mesmo de forma lenta, tem se colocada a favor desse novo panorama que a informação e a comunicação tem se apresentado em nossa sociedade.
E as escolas por sua vez vem procurando através dos programas voltados para TICs na educação capacitar e preparar os seus educadores para essas novas demandas. Percebe-se que muitas Escolas e professores já fazem uso de instrumentos tecnológicos que já estão disponíveis nas instituições de ensino e trabalho. Como também é comum encontrar nas Escolas públicas laboratórios de informática, projetor multimídia, internet para uso dos profissionais da Educação e alunos. E issso tem permitido que os alunos, principalmente os de baixa renda, possam ter acesso a essas tecnologias. É importante ressaltar que na Era da informação e comunicação global rompe-se com o isolamento entre quatro paredes e em horários fixos das aulas. Está cada vez mais freqüente os cursos semipresenciais ou à distância.
Através desse novo panorama da era da informação se faz necessário que o professor esteja sempre antenado com o mundo que o cerca. A tecnologia, a internet e as redes sociais são ferramentas essências para o bom desenvolvimento da sua prática, como também é a resposta para muitas dúvidas, uma vez que a evolução constante e frenética dessas ferramentas digitais de comunicação abre um novo mercado de trabalho e, conseqüentemente novas oportunidades. E é claro que ninguém quer ser substituído por outro, uma vez que é notável a necessidade em qualquer empresa seguir a rota da inovação e apostando em bons profissionais. Sendo assim me sinto na obrigação de estar sempre me aperfeiçoando e buscando algo a mais para o meu crescimento profissional.
BIBLIOGRAFIA:
Tecnologias da Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC: guia do cursista/ Alberto José da Costa Tornaghi ,Maria Elisabette Brisola Brito Prado, Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida. - Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação a distancia. 2ª ed. 2010.


ATIVIDADE DO CURSO PROINFO - cursista: Revelucia

Nenhum comentário:

Postar um comentário