terça-feira, 4 de outubro de 2011
atividade 11 - Curso competencias básicas
ATIVIDADE 11
Entre os programas assinalados, qual você destacaria?
R – Programa Dinheiro Direto na Escola
Por quê?
R – Através deste programa a escola recebe os repasses e tem a autonomia de aplicar os recursos de acordo com as suas reais necessidades.
B – Quais programas do FNDE contribuiriam para que aquela comunidade da região leste do Mato Grosso pudesse solucionar parte de seus problemas? E de que maneira?
R – Para solucionar parte dos problemas daquela comunidade seriam os seguintes programas: o PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) e o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). E os passos a serem seguidos seriam em primeiro lugar fazer o levantamento dos recursos destinados ao município por lei á educação, levando em conta o número de alunos a ser atendido, como também procurar saber no campo da educação quais programas e ações existentes, depois organizar grupos e entrar em contato com o FNDE para conhecer os programas e procurar implementar os programas naquele município.
sexta-feira, 2 de setembro de 2011
atividade do curso PROINFO - 100H.
Animais Mamíferos
Objetivos:
- Reconhecer as principais características dos mamíferos;
- Identificar os mamíferos terrestres, aquáticos e os que voam;
- Reconhecer que os mamíferos quando crescem comem alimentos diferentes;
Conteúdo:
- Animais Mamíferos;
Tempo Estimado:
- Duas aulas (1 h e 40 min);
Material Necessário:
- Livros, revistas, cartolina, coleção hidracor, cola, tesoura, quadro, giz, fita gomada, folhas de papel A4, uma caixa, computador com internet;
- Fazer os alunos relembrarem o conceito de animais vertebrados e invertebrados;
- Promover uma brincadeira entre os alunos utilizando pedações de papel com figuras de animais mamíferos. Divide-se a turma em grupos, soteia-se entre os grupos as figuras e pede a cada grupo que apresente o animal através de mímicas e os outros grupos tentam descobrir o nome do animal. Ganhará o jogo o grupo que fizer mais pontos.
- Montar um mural com as figuras sorteadas;
- Perguntar aos alunos o que os animais do cartaz têm em comum, e relacionar no quadro negro, em seguida fazer a exposição das caracteristicas dos mamíferos, partindo do conhecimento prévio do educando;
- Apresentação e exploração de um cartaz com diferentes animais mamíferos para a identificação dos que vivem na terra, na água e os que voam;
- Distribuir pedaços de papel e pedir que os alunos escrevam do jeito que souberem o nome dos animais apresentados no cartaz;
- Dividir a turma em três grupos, distribuir material e pedir que cada grupo faça um cartaz. Cada grupo recorta e cola figuras de animais que comem o mesmo tipo de alimento.
Grupo A: Mamíferos que só comem vegetais;
Grupo B: Mamíferos que comem vegetais e animais;
Grupo C: Mamíferos que só comem animais;
- Relacionar no quadro o nome de animais conhecidos pelas crianças;
- Distribuir a atividade abaixo e pedir que os alunos relacionem os animais ao alimento que comem;
OBS: (No final da Matéria)
Avaliação:
Durante o processo de ensino aprendizagem no trabalho com o conteúdo foco, o educando será avaliado através da observação do desempenho nas atividades realizadas, orais e escritas.
Na observação deve-se perceber o graus de interesse, curiosidade e participação. Através das atividades orais e escritas acompanha-se os avanços e as dificuldades em relação ao conteúdo estudado;
Web Quest:
No Laboratório de informática os professores guiarão os alunos na navegação pela internet, ajudando os mesmos a acessarem o Blog do Professor, no caso, o http://ticsfatimavarelia.blogspot.com/, em seguida, na matéria publicada sobre Animais Mamíferos, de acordo com o que já vem sendo trabalhado em Sala de Aula com enfoque no conteúdo, os alunos deverão escrever o Nome do Animal Correspondente ao seu grupo, conforme o Quadro abaixo. Os alunos postarão comentários com os nomes doas animais e para isso se identificarão.
ANIMAIS MAMÍFEROS | ||
ALIMENTAM-SE SÓ DE CARNE | ALIMENTAM-SE SÓ DE VEGETAIS | ALIMENTAM-SE DE CARNE E DE VEGETAIS |
obs: esta atividade foi planejada pela profª Fátima varélia e executada na sua turma do 1º ano da E. E. C. DE LÉLLIS no laboratório de informática da E.M.C. de LÉLLIS em Riacho da Cruz/RN, juntamente com o profº Lázaro
REGISTRO DIGITAL DO PROJETO ANIMAIS MAMIFEROS
Registro digital da experiencia dos alunos da turma do 1º ano da Escola Estadual Camilo de Léllis, da cidade de Riacho da Cruz/RN, os mesmos fazem parte do PROGRAMA ALFA E BETO. Neste dia foi dado continuidade ao projeto Animais Mamíferos desenvolvido pela professora Fátima Varélia. Esse projeto também é uma atividade do curso do PROINFO (100 hs), ministrado pelo professor Lázaro Melo. Fizeram parte deste grupo de estudo os seguintes cursistas: Fátima Varélia, Revelucia, Zenilda e Verônica. O mesmo foi bastante proveitoso, os alunos interagiram bem e atingimos os objetivos propostos.
Segue as fotos dos alunos:
Profº: Lázaro orientando os alunos
professoras e cursistas: Zenilda e Fátima
Alunos bem empolgados
Alunos participativos e na dúvida era só chamar os professores
Todos de olho no que o professor estava ezibindo no data show
a diretora da E. M. Camila de Léllis, fazendo a recepção e dando boas vindas aos professores e alunos visitantes do laboratório de informática da referida escola
cursista e coordenadora da E.E.C. de Léllis: Verônica Sá
momento em que os alunos estavam curiosos para utilizarem o fone de ouvido
que descorbeta, vejam só que felicidade!
Parecem que já dominam bem o uso dos equipamentos.........
ver mais em:
revelucia.blogspot.com
ticsfatimavarelia.blogspot.com
ticsveronica.blogspot.com
ticszenilda.blogspot.com
RELATO DA EXPERIÊNCIA DO PROJETO DESENVOLVIDO
O trabalho desenvolvido no projeto: Animais Mamíferos foi satisfátorio, prazeroso e atrativo. Os alunos participaram ativamente demostrando interesse e curiosidade. As dificuldades encontradas foram superadas, em sala de aula com a ajuda da professora regente e no laboratório de informática com todas as professoras do grupo de trabalho do projeto e o professor tutor do curso e-proinfo. As crianças ao chegarem no laboratório de informática, a maioria ficaram em estado de êxtase por ser a primeira vez que iriam usar o computador, que com certeza já tinham visto, mas nunca manusearam e isto despertou ainda mais o interesse em fazer novas descobertas. Ao sentarem em frente aos computadores começaram a investigar o que estava a sua volta. Então descobriram que com a luz do data show podiam fazer sombras que refletiam figuras de animais, também ao fazerem perguntas sobre os fones de ouvidos que estavam sobre os computadores demonstraram bastante interesse em utilizá-los.
Portanto concluimos que o manuseio e a interação dos alunos com o computador foi um recurso que muito nos ajudou no desenvolvimento ensino aprendizagem dos alunos. este recurso atuou como um instrumento incentivador para a aquisição dos conhecimentos inerentes ao projeto, para que os alunos ao saberem que após o desenvolvimento das atividades em sala de aula, teriamos uma web quest no laboratório de informática na Escola Municipal Camila de Léllis. Isto fez com que eles demonstrassem mais interesse, participassem ativamente das aulas e consequentemente os objetivos propostos fossem alcançados.
sábado, 27 de agosto de 2011
lista de blogs do proinfo de riacho da cruz
Blogs dos Cursistas
Durante os trabalhos com o Curso: Tecnologias na Educação - Ensinando e Aprendendo com as TIC (100 h), os educadores tiveram a oportunidade de aplicar os conhecimentos do curso anterior de forma prática criando seus próprios blogs no espaço da Blogosfera.
Segue a lista de Links para os Blogs dos cursistas do Proinfo Integrado do município de Riacho da Cruz-RN.
Clique e confira!!!
1- ALIXANDRINA RODRIGUES DA F. NETA > http://ticsalixandrina.blogspot.com/
8- ANTONIA JULIA DE PAIVA > EM BREVE
12- BENTA SUELY DE PAIVA REGO > EM BREVE
14- CLEANUBIA PINTO LUCENA > EM BREVE
22- IZAETE DE OLIVEIRA PAIVA > EM BREVE
40 - ZENILDA ANDRADE > http://ticszenilda.blogspot.com/ Postado por Profº Lázaro Melo às 15:24
sábado, 20 de agosto de 2011
ATIVIDADE 6 D - COMPETENCIAS BÁSICAS
6 - D - De que maneira o fundeb poderia ajudar aquela comunidade de Mato Grosso, da qual falavamos no inicio do módulo, para superar o impasse criado pelo prefeito por querer romper o convênio com a universidade?
RESPOSTA
Primeiramente os professores tinham que formar o Conselho do FUNDEB e ficar atento aos montantes de dinheiro disponível a ser aplicados na educação, que são 60% destinados para pagamentos de professores e 40% para despesas e formação de professores em serviço. Só assim a prefeitura daquela comunidade podia utilizar sem medo de infringir as normas legais partes dos recursos para custear o curso de graduação que havia feito o convênio com a Universidade.
curso competencias básicas do curso FORMAÇÃO PELA ESCOLA
ATIVIDADE 4 - C (competencias básicas - FORMAÇÃO PELA ESCOLA)
4 - C - A reforma educacional trouxe avanços, por exemplo, universalização do acesso ao ensino fundamental, queda nas taxas do analfabetismo e espansão do ensino médio. No entanto, há aspectos muito críticos dessa reforma que precisam ser revisto e equacionados, como é o caso da melhoria da qualidade nos serviços de educação, da realização completa da descentralização, da valorização dos professores e do aporte de um volume maior de recursos paa a área da educação. Reflita e responda:
RE´POSTA:
Quando os governantes do nosso país passar a investir mais e der prioridade à educação, compatibilizar o sistema educativo de acordo com as exigências do mercado e da globalização da economia. Valorizar os profissionais da educação desde o salário até a sua formação profissional, pois a formação geral de qualidade dos alunos depende de uma formação de qualidade dos professores. Mas, na prática, as políticas de salários, carreiras e formação são incompatíveis com as intenções declaradas, imperando outra lógica, a economicista. Como também atribuir a real importância da autonomia escolar e a descentralização de poder, pois sendo assim os professores se envolvem e assumem um papel na construção da escola, fortalecem sua identidade profissional, criam vínculos mais estreitos com a comunidade, participam das decisões etc.
curso competencias básicas pela FORMAÇÃO PELA ESCOLA
Você concorda com o pensamento neoliberal de que a escola esta mal administrada e que ela não prepara os alunos para o mercado de trabalho?
Não, pois a escola não deve se limitar a preparar alunos apenas para o mercado de trabalho, e sim alunos que saibam pensar, raciocinar, refletir, propor soluções sobre problemas e questões atuais, trabalhar e cooperar uns com os outros. A escola hoje deve favorecer a formação de cidadãos, atuantes, críticos, participativos, conscientes de seu papel nas mudanças sociais do mundo em que vivemos. Como também preparar o aluno para o convívio com outros humanos, ensinando-os a arte da tolerância, dos limites sociais, do direito, das regras sociais de convivência, do princípio da hierarquia.
Resposta da atividade 4 - b do curso Competencias básicas do FORMAÇÃO PELA ESCOLA
Na sua opinião o Estado age de maneira imparcial, sem atender a interesses de grupos ou setores privados?
Não, o governo em seu discurso é a favor da igualdade no tratamento para com os cidadãos, porém na prática age atendendo a interesses de pequenos grupos que lhe dar sustentação para se manter ao poder. Haja visto que vivemos em uma sociedade capitalista.
Atividade 2 - b do curso Competencias Básicas do FORMAÇÃO PELA ESCOLA
Atividade 2 - b do curso Competencias Básicas do FORMAÇÃO PELA ESCOLA
O que é Sociedade, Governo e Estado?
Sociedade É uma organização de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si e com a natureza, através de relações econômicas, políticas e culturais num processo dinâmico que constitui uma comunidade.
Governo É o condutor de uma unidade política e econômica de um território que foi escolhido como representante dos grupos que lhe apoiaram por um determinado tempo de acordo com as leis.
Estado É um conjunto de instituições permanentes que controlam e administram uma nação politicamente organizada.
Atividade - 1 do Curso Competencias Básicas do Curso Formação pela escola
Impressões sobre a experiência de navegação.
A experiência em navegar por hipertextos considero como uma experiência valiosa, gratificante, enriquecedora e interessante, onde me possibilita uma série de informações valiosas e que me faz as vezes até perder o foco daquilo que estava a procura, pelo fato das inúmeras informações que são nos apresentadas e que aguça a nossa curiosidade. Porém é necessário que estejamos sempre alerta.
Cursista do PROINFO: Revelucia
O QUE É UM HIPERTEXTO?
De acordo com a pesquisa realizada no endereço eletrônico: http://grace12.wordpress.com/meu-portifolio/o-que-e-um-hipertexto/
HIPERTEXTO É: o termo que remete a um texto em formato digital ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Um tópico relevante é a utilização da ferramenta de hipertexto na Educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explícita.
Assim sendo, percebo o hipertexto como um recurso que possibilita ao indivíduo o estudo de cursos a distancia, facilita a localização de determinadas informações, rompe as fronteiras do conhecimento, ajuda-nos a ficarmos mais informados, em fim é uma enciclopédia em forma de blocos de textos, imagens ou sons que se apresentam em forma de links destacados que oferecem informações que ampliam ou complementam o texto principal.
Cursistas do PROINFO: Revelucia e Zenilda Andrade
Quem sou como professor e aprendiz?
Unidade 1 - Atividade 1.2
Quem sou como professor e aprendiz?
O professor deve ser um agente em constante mudança, ou seja, a cada dia deve buscar meios para modificar sua prática, para que desperte a curiosidade de seu aluno e este venha se torna um cidadão interessado pela busca do saber mais.
O professor atualmente necessita utilizar os novos sistemas culturais de aprendizagem e de pensamento, trazendo para a sua sala de aula o desejo e a necessidade de estar se pensando nas novas tecnologias, nas suas benfeitorias no mundo atual.
Nós enquanto profissionais da educação, precisamos estudar/atualizar mais, planejar bem e sempre as nossas aulas, incluindo nelas atividades diferenciadas, atrativas e significativas para que nossos alunos sejam motivados a participar com mais entusiasmo e despertar o gosto pelo aprender.
O professor deve ser um eterno aprendiz, trocar experiências com outros colegas da profissão, estar sempre abertos à aquisição de novos conhecimentos. Pois tudo que é novo causa certo receio e medo, mas temos que encarar os novos desafios afinal somos cobrados e temos que cobrar dos nossos alunos.
cursista do PROINFO: REVELUCIA
ESCOLA DIANTE DESTE NOVO PANORAMA DA SOCIEDADE NA ULTIMA DÉCADA.
TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC - UNIDADE 1
# ESCOLA DIANTE DESTE NOVO PANORAMA DA SOCIEDADE NA ULTIMA DÉCADA.
# O QUE MUDOU NA ESCOLA PARA ATENDER AS NOVAS DEMANDAS.
# POSTURA E PRÁTICA DIANTE DESSE NOVO DESAFIO.
# POSTURA DIANTE DA NECESSIDADE DE APRENDER AO LONGO DA VIDA E DAS NOVAS FORMAS DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO.
Vive-se hoje na era da informação e comunicação global. Pois uma pessoa pode se comunicar com outra pessoa em tempo real, estando em qualquer parte do globo terrestre. Estas pessoas podem se comunicar, interagir, trocar experiências, fazer amizades, trabalhar em conjunto, ou até mesmo planejar coisas que não deveriam, etc. Portanto a Escola, mesmo de forma lenta, tem se colocada a favor desse novo panorama que a informação e a comunicação tem se apresentado em nossa sociedade.
E as escolas por sua vez vem procurando através dos programas voltados para TICs na educação capacitar e preparar os seus educadores para essas novas demandas. Percebe-se que muitas Escolas e professores já fazem uso de instrumentos tecnológicos que já estão disponíveis nas instituições de ensino e trabalho. Como também é comum encontrar nas Escolas públicas laboratórios de informática, projetor multimídia, internet para uso dos profissionais da Educação e alunos. E issso tem permitido que os alunos, principalmente os de baixa renda, possam ter acesso a essas tecnologias. É importante ressaltar que na Era da informação e comunicação global rompe-se com o isolamento entre quatro paredes e em horários fixos das aulas. Está cada vez mais freqüente os cursos semipresenciais ou à distância.
Através desse novo panorama da era da informação se faz necessário que o professor esteja sempre antenado com o mundo que o cerca. A tecnologia, a internet e as redes sociais são ferramentas essências para o bom desenvolvimento da sua prática, como também é a resposta para muitas dúvidas, uma vez que a evolução constante e frenética dessas ferramentas digitais de comunicação abre um novo mercado de trabalho e, conseqüentemente novas oportunidades. E é claro que ninguém quer ser substituído por outro, uma vez que é notável a necessidade em qualquer empresa seguir a rota da inovação e apostando em bons profissionais. Sendo assim me sinto na obrigação de estar sempre me aperfeiçoando e buscando algo a mais para o meu crescimento profissional.
BIBLIOGRAFIA:
Tecnologias da Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC: guia do cursista/ Alberto José da Costa Tornaghi ,Maria Elisabette Brisola Brito Prado, Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida. - Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação a distancia. 2ª ed. 2010.
ATIVIDADE DO CURSO PROINFO - cursista: Revelucia
MEMORIAL
ATIVIDADE A DISTÂNCIA
É Tempo de Memorial...
Já estamos entrando na segunda metade do curso, é importante que você registre as suas impressões, dificuldades, avanços e desafios enfrentados em sua travessia neste processo de inclusão digital. Você fará um texto contando tudo que já aprendeu e tudo o que foi discutido durante os encontros, para tanto converse com o formador e com os colegas e traga no próximo encontro seu texto ou se preferir envie-o para o endereço do formador: lalazomelo@yahoo.com.br
Bom trabalho!!! Agora é com você...
MEMORIAL
Meu nome é Revelucia de Paiva Freitas, graduada em Pedagogia pela UERN e cursando especialização pela FIP em Psicologia Escolar e Educacional. Atualmente sou Cursista do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (Proinfo Integrado). O mesmo acontece no laboratório de informática da Escola Municipal Camila de Léllis, neste curso utilizamos computadores com o sistema operacional Linux Educacional, sob as orientações do Professor Lázaro.
Ao receber o convite para fazer a inscrição do referido curso fiquei ansiosa para que o mesmo tivesse início, uma vez que não conhecia como utilizar o sistema operacional Linux. Porém ao iniciarmos o curso percebia que o mesmo não é tão difícil de ser utilizado, uma vez que já tenho bastante domínio com o sistema operacional Windows.
Portanto vale salientar que o curso está me dando oportunidade de me atualizar mais nas novas tecnologias. Espero que ao chegar ao término deste curso tenha aprendido o suficiente para utilizar com mais firmeza esse sistema operacional que é de grande importância para nós que fazemos a Educação, pois não se concebe mais um professor que não tenha nenhum domínio das novas tecnologias, uma vez que nossos alunos a cada dia estão mais conectados e se não tivermos cuidados seremos ou já quase estamos ficando ultrapassados.
Riacho da Cruz/RN, 13 de Maio de 2011.
Cursista: Revelucia de Paiva Freitas.
Email: revepf@hotmail.co
# ESCOLA, POSTURA E PRÁTICA DIANTE DESSE NOVO DESAFIO.
UNIDADE 1
Vive-se hoje na era da informação e comunicação global. Pois uma pessoa pode se comunicar com outra pessoa em tempo real através de email, facebook, orkut, estando em qualquer parte do globo terrestre. Estas pessoas podem se comunicar, estudar, se conhecer, realizar compras e fazer pagamentos, interagir, trocar experiências, fazer amizades, trabalhar em conjunto, ou até mesmo planejar coisas que não deveriam, etc. Portanto a Escola, mesmo de forma lenta, tem se colocada a favor desse novo panorama que a informação e a comunicação tem se apresentado em nossa sociedade. E as escolas por sua vez vem procurando através dos programas voltados para TICs na educação capacitar e preparar os seus educadores para essas novas demandas. Percebe-se que muitas Escolas e professores já fazem uso de instrumentos tecnológicos que já estão disponíveis nas instituições de ensino e trabalho. Como também é comum encontrar nas Escolas públicas laboratórios de informática, projetor multimídia, internet para uso dos profissionais da Educação e alunos. E isso tem permitido que os alunos, principalmente os de baixa renda, possam ter acesso a essas tecnologias. É importante ressaltar que na Era da informação e comunicação global rompe-se com o isolamento entre quatro paredes e em horários fixos das aulas. Está cada vez mais frequente os cursos semi presenciais ou à distância. Através desse novo panorama da era da informação se faz necessário que o professor esteja sempre inovando, aperfeiçoando-se e antenado com o mundo que o cerca no decorrer do dia-a-dia. A tecnologia, a internet e as redes sociais são ferramentas essências para o bom desenvolvimento da sua prática profissional, como também é a resposta para muitas dúvidas, uma vez que a evolução constante e frenética dessas ferramentas digitais de comunicação abre um novo mercado de trabalho e, consequentemente novas oportunidades. E é claro que ninguém quer ser substituído por outro, uma vez que é notável a necessidade em qualquer empresa seguir a rota da inovação e apostando em bons profissionais. Sendo assim me sinto na obrigação de estar sempre me aperfeiçoando e buscando algo a mais para o meu crescimento pessoal e profissional.
BIBLIOGRAFIA:Tecnologias da Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC: guia do cursista/ Alberto José da Costa Tornaghi ,Maria Elisabette Brisola Brito Prado, Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida. - Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação a distancia. 2ª ed. 2010.
TICS 01 – CURSISTAS: REVELUCIA E ZENILDA (CURSO 100 HORAS)
Assinar:
Postagens (Atom)