terça-feira, 4 de outubro de 2011

PROJETO FINAL DO CURSO COMPETENCIAS BÁSICAS - FNDE






atividade 11 - Curso competencias básicas

ATIVIDADE  11
Entre os programas assinalados, qual você destacaria?
R – Programa Dinheiro Direto na Escola

Por quê?
R – Através deste programa a escola recebe os repasses e tem a autonomia de aplicar os recursos de acordo com as suas reais necessidades. 

B – Quais programas do FNDE contribuiriam para que aquela comunidade da região leste do Mato Grosso pudesse solucionar parte de seus problemas? E de que maneira?
R – Para solucionar parte dos problemas daquela comunidade seriam os seguintes programas: o PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) e o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). E os passos a serem seguidos seriam em primeiro lugar fazer o levantamento dos recursos destinados ao município por lei á educação, levando em conta o número de alunos a ser atendido, como também procurar saber no campo da educação quais programas e ações existentes, depois organizar grupos e entrar em contato com o FNDE para conhecer os programas e procurar implementar os programas naquele município.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

atividade do curso PROINFO - 100H.

Animais Mamíferos

Objetivos:

  • Reconhecer as principais características dos mamíferos;
  • Identificar os mamíferos terrestres, aquáticos e os que voam;
  • Reconhecer que os mamíferos quando crescem comem alimentos diferentes;
Conteúdo:
  • Animais Mamíferos;
Tempo Estimado:
  • Duas aulas (1 h e 40 min);
Material Necessário:
  • Livros, revistas, cartolina, coleção hidracor, cola, tesoura, quadro, giz, fita gomada, folhas de papel A4, uma caixa, computador com internet;
Estratégias:
    1. Fazer os alunos relembrarem o conceito de animais vertebrados e invertebrados;
    2. Promover uma brincadeira entre os alunos utilizando pedações de papel com figuras de animais mamíferos. Divide-se a turma em grupos, soteia-se entre os grupos as figuras e pede a cada grupo que apresente o animal através de mímicas e os outros grupos tentam descobrir o nome do animal. Ganhará o jogo o grupo que fizer mais pontos.
    3. Montar um mural com as figuras sorteadas;
    4. Perguntar aos alunos o que os animais do cartaz têm em comum, e relacionar no quadro negro, em seguida fazer a exposição das caracteristicas dos mamíferos, partindo do conhecimento prévio do educando;
    5. Apresentação e exploração de um cartaz com diferentes animais mamíferos para a identificação dos que vivem na terra, na água e os que voam;
    6. Distribuir pedaços de papel e pedir que os alunos escrevam do jeito que souberem o nome dos animais apresentados no cartaz;
    7. Dividir a turma em três grupos, distribuir material e pedir que cada grupo faça um cartaz. Cada grupo recorta e cola figuras de animais que comem o mesmo tipo de alimento.
    Grupo A: Mamíferos que só comem vegetais;
    Grupo B: Mamíferos que comem vegetais e animais;
    Grupo C: Mamíferos que só comem animais;

    • Relacionar no quadro o nome de animais conhecidos pelas crianças;
    • Distribuir a atividade abaixo e pedir que os alunos relacionem os animais ao alimento que comem;
    OBS: (No final da Matéria)

    Avaliação:

               Durante o processo de ensino aprendizagem no trabalho com o conteúdo foco, o educando será avaliado através da observação do desempenho nas atividades realizadas, orais e escritas.
               Na observação deve-se perceber o graus de interesse, curiosidade e participação. Através das atividades orais e escritas acompanha-se os avanços e as dificuldades em relação ao conteúdo estudado;

    Web Quest:

                   No Laboratório de informática os professores guiarão os alunos na navegação pela internet, ajudando os mesmos a acessarem o Blog do Professor, no caso, o http://ticsfatimavarelia.blogspot.com/, em seguida, na matéria publicada sobre Animais Mamíferos, de acordo com o que já vem sendo trabalhado em Sala de Aula com enfoque no conteúdo, os alunos deverão escrever o Nome do Animal Correspondente ao seu grupo, conforme o Quadro abaixo. Os alunos postarão comentários com os nomes doas animais e para isso se identificarão.


    ANIMAIS MAMÍFEROS


    ALIMENTAM-SE
    SÓ DE CARNE

    ALIMENTAM-SE
    SÓ DE VEGETAIS

    ALIMENTAM-SE
    DE CARNE E DE VEGETAIS












    obs: esta atividade foi planejada pela profª Fátima varélia e executada na sua turma do 1º ano da E. E. C. DE LÉLLIS no laboratório de informática da E.M.C. de LÉLLIS em Riacho da Cruz/RN, juntamente com o profº Lázaro




    REGISTRO DIGITAL DO PROJETO ANIMAIS MAMIFEROS

    Registro digital da experiencia dos alunos da turma do 1º ano da Escola Estadual Camilo de Léllis, da cidade de Riacho da Cruz/RN, os mesmos fazem parte do PROGRAMA ALFA E BETO. Neste dia foi dado continuidade ao projeto Animais Mamíferos desenvolvido pela professora Fátima Varélia. Esse projeto também é uma atividade do curso do PROINFO (100 hs), ministrado pelo professor Lázaro Melo. Fizeram parte deste grupo de estudo os seguintes cursistas: Fátima Varélia, Revelucia, Zenilda e Verônica. O mesmo foi bastante proveitoso, os alunos interagiram bem e atingimos os objetivos propostos.
    Segue as fotos dos alunos:


    Profº: Lázaro orientando os alunos



     professoras e cursistas: Zenilda e Fátima


     Alunos bem empolgados



    






    Alunos participativos e na dúvida era só chamar os professores
    
     Todos de olho no que o professor estava ezibindo no data show





     a diretora da E. M. Camila de Léllis, fazendo a recepção e dando boas vindas aos professores e alunos visitantes do laboratório de informática da referida escola



     cursista e coordenadora da E.E.C. de Léllis: Verônica Sá

    momento em que os alunos estavam curiosos para utilizarem o fone de ouvido

    que descorbeta, vejam só que felicidade!

    Parecem que já dominam bem o uso dos equipamentos.........

    ver mais em:
    revelucia.blogspot.com
    ticsfatimavarelia.blogspot.com
    ticsveronica.blogspot.com
    ticszenilda.blogspot.com



    RELATO DA EXPERIÊNCIA DO PROJETO DESENVOLVIDO


    O trabalho desenvolvido no projeto: Animais Mamíferos foi satisfátorio, prazeroso e atrativo. Os alunos participaram ativamente demostrando interesse e curiosidade. As dificuldades encontradas foram superadas, em sala de aula com a ajuda da professora regente e no laboratório de informática com todas as professoras do grupo de trabalho do projeto e o professor tutor do curso e-proinfo. As crianças ao chegarem no laboratório de informática, a maioria ficaram em estado de êxtase por ser a primeira vez que iriam usar o computador, que com certeza já tinham visto, mas nunca manusearam e isto despertou ainda mais o interesse em fazer novas descobertas. Ao sentarem em frente aos computadores começaram a investigar o que estava a sua volta. Então descobriram que com a luz do data show podiam fazer sombras que refletiam figuras de animais, também ao fazerem perguntas sobre os fones de ouvidos que estavam sobre os computadores demonstraram bastante interesse em utilizá-los.
    Portanto concluimos que o manuseio e a interação dos alunos com o computador foi um recurso que muito nos ajudou no desenvolvimento ensino aprendizagem dos alunos. este recurso atuou como um instrumento incentivador para a aquisição dos conhecimentos inerentes ao projeto, para que os alunos ao saberem que após o desenvolvimento das atividades em sala de aula, teriamos uma web quest no laboratório de informática na Escola Municipal Camila de Léllis. Isto fez com que eles demonstrassem mais interesse, participassem ativamente das aulas e consequentemente os objetivos propostos fossem alcançados. 
     




    












    sábado, 27 de agosto de 2011

    lista de blogs do proinfo de riacho da cruz



    Blogs dos Cursistas

             Durante os trabalhos com o Curso: Tecnologias na Educação - Ensinando e Aprendendo com as TIC (100 h), os educadores tiveram a oportunidade de aplicar os conhecimentos do curso anterior de forma prática criando seus próprios blogs no espaço da Blogosfera.
           Segue a lista de Links para os Blogs dos cursistas do Proinfo Integrado do município de Riacho da Cruz-RN.
             Clique e confira!!!
    1- ALIXANDRINA RODRIGUES DA F. NETA http://ticsalixandrina.blogspot.com/
    2- ANA CLÁUDIA DE SOUZA MONTEIRO http://ticsanaclaudia.blogspot.com/
    3- ANA CRISTINA NOBRE REGIS http://ticsanacristinanobre.blogspot.com/
    4- ANA PATRÍCIA REGO OLIVEIRA http://ticspatriciarego.blogspot.com/
    6- ANTONIA ILZA FREITAS http://ticsilzafreitas.blogspot.com/
    7- ANTONIA JANAÍNA NOBRE DE ALBUQUERQUE RAMOS http://ticsjanaina.blogspot.com/
    8- ANTONIA JULIA DE PAIVA > EM BREVE
    9- ANTONIA SOARES PEREIRA http://ticstoinha.blogspot.com/
    10- ANTONIO GOMES DE PAIVA http://ticsantoniogomes.blogspot.com/
    11- ANTONIO MARCOS DE FREITAS REGO http://ticsmarcos.blogspot.com/
    12- BENTA SUELY DE PAIVA REGO > EM BREVE
    13- CÍRIOS VANNUCI DE SOUZA FERREIRA http://ticscirios.blogspot.com/
    14- CLEANUBIA PINTO LUCENA > EM BREVE
    15- CLEDINA MAFALDO DE ALBUQUERQUE FERNANDES http://ticscledina.blogspot.com/
    16- CLEILTON FERNANDES FILGUEIRA http://ticscleiltonfernandes.blogspot.com/
    17- FRANCISCA LEONILDA DAS CHAGAS http://ticsleonildachagas.blogspot.com/
    18- FRANCISCA LUCIA DE PAIVA SOARES OLIVEIRA http://ticslucia.blogspot.com/
    19- FRANCISCO GILBERTO SOUSA DE OLIVEIRA http://ticsgilberto.blogspot.com/
    20- IOLANDA EVARISTO http://ticsiolanda.blogspot.com/
    21- IVO MELO DA SILVA http://ticsivomelo.blogspot.com/
    22- IZAETE DE OLIVEIRA PAIVA > EM BREVE
    23- MARIA DA CONCEIÇÃO DA SILVA http://ticsconceicao.blogspot.com/
    24- MARIA DE FÁTIMA ARAÚJO DE MEDEIROS PEREIRA http://ticsfatimamedeiros.blogspot.com/
    25- MARIA DE FÁTIMA VARELIA http://ticsfatimavarelia.blogspot.com/
    26- MARIA DE LOURDES NOBRE DE ALBUQUERQUE NETA http://ticslourdes.blogspot.com/
    27- MARIA DO SOCORRO DE OLIVEIRA CHAGAS http://ticsbandeira.blogspot.com/
    28- MARIA DO SOCORRO PEREIRA http://ticssocorropereira.blogspot.com/
    29- MARIA IRISMAR COSTA REGO http://ticsirismar.blogspot.com/
    30- MARIA LUCIENE GOMES DE PAIVA http://ticslucienepaiva.blogspot.com/
    31- MARIA PERPÉTUA DA COSTA ALENCAR http://ticsperpetua.blogspot.com/
    32- MARIA POLIANA DA COSTA ALVES http://ticspoliana.blogspot.com/
    33- MARIA RITA PINHEIRO http://ticsritapinheiro.blogspot.com/
    34- MARINEIDE CARDOSO LOPES http://ticsmarineide.blogspot.com/
    35- MARIZETE DA SILVA BEZERRA http://ticsmarizete.blogspot.com/
    36- POLICARPO GOMES DE PAIVA http://ticspolicarpo.blogspot.com/
    37- REVELUCIA DE PAIVA FREITAS http://revelucia.blogspot.com/
    38- RITA COSTA DO NASCIMENTO PAIVA http://ticsritacosta.blogspot.com/
    39- VERÔNICA MARIA DE MELO SÁ http://ticsveronica.blogspot.com/
    40 - ZENILDA ANDRADE http://ticszenilda.blogspot.com/

    sábado, 20 de agosto de 2011

    ATIVIDADE 6 D - COMPETENCIAS BÁSICAS

    6 - D - De que maneira o fundeb poderia ajudar aquela comunidade de Mato Grosso, da qual falavamos no inicio do módulo, para superar o impasse criado pelo prefeito por querer romper o convênio com a universidade?

    RESPOSTA
    Primeiramente os professores tinham que formar o Conselho do FUNDEB e ficar atento aos montantes de dinheiro disponível a ser aplicados na educação, que são 60% destinados para pagamentos de professores e 40% para despesas e formação de professores em serviço. Só assim a prefeitura daquela comunidade podia utilizar sem medo de infringir as normas legais partes dos recursos para custear o curso de graduação que havia feito o convênio com a Universidade.

    curso competencias básicas do curso FORMAÇÃO PELA ESCOLA

    ATIVIDADE 4 - C (competencias básicas - FORMAÇÃO PELA ESCOLA)

    4 - C - A reforma educacional trouxe avanços, por exemplo, universalização do acesso ao ensino fundamental, queda nas taxas do analfabetismo e espansão do ensino médio. No entanto, há aspectos muito críticos dessa reforma que precisam ser revisto e equacionados, como é o caso da melhoria da qualidade nos serviços de educação, da realização completa da descentralização, da valorização dos professores e do aporte de um volume maior de recursos paa a área da educação. Reflita e responda:

    RE´POSTA:
    Quando os governantes do nosso país passar a investir mais e der prioridade à educação, compatibilizar o sistema educativo de acordo com as exigências do mercado e da globalização da economia. Valorizar os profissionais da educação desde o salário até a sua formação profissional, pois a formação geral de qualidade dos alunos depende de uma formação de qualidade dos professores. Mas, na prática, as políticas de salários, carreiras e formação são incompatíveis com as intenções declaradas, imperando outra lógica, a economicista. Como também atribuir a real importância da autonomia escolar e a descentralização de poder, pois sendo assim os professores se envolvem e assumem um papel na construção da escola, fortalecem sua identidade profissional, criam vínculos mais estreitos com a comunidade, participam das decisões etc.

    curso competencias básicas pela FORMAÇÃO PELA ESCOLA

    Você concorda com o pensamento neoliberal de que a escola esta mal administrada e que ela não prepara os alunos para o mercado de trabalho?

    Não, pois a escola não deve se limitar a preparar alunos apenas para o mercado de trabalho, e sim alunos que saibam pensar, raciocinar, refletir, propor soluções sobre problemas e questões atuais, trabalhar e cooperar uns com os outros. A escola hoje deve favorecer a formação de cidadãos, atuantes, críticos, participativos, conscientes de seu papel nas mudanças sociais do mundo em que vivemos. Como também preparar o aluno para o convívio com outros humanos, ensinando-os a arte da tolerância, dos limites sociais, do direito, das regras sociais de convivência, do princípio da hierarquia.

    Resposta da atividade 4 - b do curso Competencias básicas do FORMAÇÃO PELA ESCOLA